top of page

A importância da gratidão

Atualmente somos impulsionados a buscar mais e mais o tempo todo, mais resultados, mais sucesso profissional, mais títulos, mais conhecimento, mais dinheiro, mais promoção, mais, mais, mais, mais… Com isso nos deparamos com um aumento no número de pessoas frustradas, deprimidas, ansiosas e desesperançosas.

Isso acontece porque desaprendemos a exercitar nossa gratidão e olhamos apenas para o que queremos ter e não para aquilo que temos. O tempo todo queremos mais e mais coisas e quando algo não sai como planejado ficamos desiludidos e chateados, algumas pessoas ficam até com raiva da vida ou de algumas pessoas e com o tempo esses sentimentos negativos vão se acumulando e nos tirando o prazer das pequenas coisas cotidianas.

Uma das minhas coleções preferidas hoje no meu Bujo é o diário do gratidão (gratitude log) e tem me ajudado muito e relembrar o quanto recebo e possuo diariamente. Como funciona? É muito simples, reserve uma quantidade de páginas por mês no seu bullet journal ou em sua agenda/planner para anotar aquilo por que você é grato, então exercite sua gratidão da forma que for mais agradável e fácil para você.

No início eu colocava em meu daily log ou weekly log (descubra o que é aqui nesse artigo) os meus motivos de gratidão, mas ficavam perdidos no meio de tarefas e notas em geral e quando eu precisava recuperar a lista ficava difícil, então resolvi a pouco tempo atrás fazer da minha lista uma coleção e hoje ela já possui três páginas.

Anoto quase diariamente um ou mais motivos pelo que sou grata, seja um dia de sol e calor para curtir a praia ou um dia de chuva para molhar a terra, pelo emprego, por minha cama que me proporciona uma noite de sono tranquila, por meus amigos, por minha família ou mesmo por minha insônia que me fez pensar em um tema para escrever, ler ou estudar. Enfim, é só começar a escrever que vai se tornando mais e mais fácil.

Então quando alguma coisa não acontece como eu planejei ou começo a ficar chateada com algo pego a lista e dou uma olhada em quantas coisas tenho a agradecer e logo meu coração se enche de alegria. No fim de cada mês faço uma leitura e agradeço mais uma vez pelas bençãos recebidas e percebidas.

DSCN4008

Esse tipo de exercício de proporciona um crescimento pessoal incrível, mas não quer dizer que será um processo mágico e rápido, nem um amuleto, mas um exercício mesmo, que deve ser mantido em uma rotina, por mais difícil que pareça no início não desista, com o tempo fica mais fácil e nos traz muitos benefícios, pois passamos a olhar nossa vida de maneira mais leve e com mais alegria.

Li em alguns artigos que a gratidão é como um músculo que deve ser trabalhado para que esteja sempre forte, se não o exercitamos ele atrofia e fica com seu desenvolvimento prejudicado, gostei muito dessa ilustração. Então vamos exercitar nossa gratidão, não importa a forma como vai fazer, apenas faça. Coloquei a foto do meu diário da gratidão de janeiro, ainda incompleto, como exemplo para vocês.

DSCN4007

Você encontra exemplos lindos no pinterest e no instagram, mas uma lista simples como a minha já cumpre bem a função, o importante é exercitar sua gratidão.

Não tive intenção em me aprofundar nesse assunto, mas quem quiser pesquisar mais um dos autores que eu mais gosto é o Robert Emmons (professor de psicologia da Universidade da Califórnia), tem livros e artigos acadêmicos excelentes e tem também o Abraham Maslow (psicólogo americano).

Em tudo dai graças – I Tes 5: 18, já estava lá na bíblia. Viu como isso não é novidade e nem modismo, muito menos amuleto ou ¨invencionismo¨, e sim algo que deveria ser praticado por nós diariamente. Então vamos lá… comece a se exercitar e depois me conta como foi.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário e siga o blog. Beijinhos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page