top of page

Planejamento Mensal - Abril/20

Hoje vim mostrar como faço meu planejamento mensal, eu uso o método de planejamento Bullet Journal, conhecido carinhosamente por BuJo. Abril está sendo um mês atípico com toda essa mudança de rotina por causa da pandemia do coronavírus, mas mesmo assim continuei usando meu bujo e aqui vou mostrar como foi importante para que eu conseguisse vencer essa fase.

O bullet journal é um método de planejamento que pode ser adaptado para cada pessoa, muitas das coisas que eu uso não fazem parte do método original, mas sim da minha adaptação dele, e é isso que o torna tão extraordinário, sua flexibilidade a rotina de cada um e eu tive covid-19 precisei me adaptar e vencer minhas crises de ansiedade aqui no meu isolamento. Vou mostrar a vocês como o bujo me ajudou.


Os itens que fazem parte dele são:


Capa: todo mês eu inicio com uma capa, que é onde eu posso expressar minha criatividade e significa um recomeço, uma nova chance de realizar algo que eu desejo ou mudar aquilo que não me traz nenhum crescimento.


  • Registro mensal: atualmente eu uso um formato bem básico e rápido de fazer e atualizar, coloco no meio de uma página as datas e os dias da semana e divido as linhas com um marca texto para facilitar as anotações e a visualização das tarefas, também sempre coloco minhas metas do mês, ideias para executar durante e notas importantes em uma página a parte, assim tenho bastante espaço.



  • Página de gratidão e página de memórias: estão sempre atreladas e caminham juntas. São uma parte muito importante do meu registro, jáusei diferentes layouts, mas esse é o mais simples e funcional, trata-se de uma página em branco onde a cada período vou colocando palavras ou expressões de algo que marcou o meu mês e que me fez grata. Nem sempre as memórias são doces, mas fazem parte de quem eu sou e de quem me tornei, são importantes para meu crescimento e fortalecimento.



Enfim chegamos ao registro semanal, ou registro diário, depende do meu mês. O registro semanal é uma adaptação do método original, que propõe um registro diário, onde o espaço não fique limitado e reduza seus registros. Eu optei pelo registro semanal em abril, pois com as atividades reduzidas não precisaria de tanto espaço assim.

E essa parte é que foi importante para mim esse mês, principalmente nas duas ultimas semanas, já que sou muito ansiosa e estar sozinha no quarto, com medo e insegura, sentar e poder escrever de maneira rápida sentimentos, observações e registros do meu humor e saúde me ajudou a focar e perceber nuances até então obscuras de minha mente e coração.



Diariamente colocava no papel meus anseios, medos, comecei a anotar minha temperatura, saturação e frequência cardíaca. Cada vez que ficava ansiosa fazia exercícios respiratórios e anotava as observações no bujo. Esse exercício diário foi me dando tranquilidade para passar meus dias e encontrar equilíbrio em minhas emoções.


Aproveitei esse tempo para produzir alguns adesivos (esses da foto aí em cima) com os temas papelaria e floral que vou disponibilizar na lojinha para download e alguns desenhos para vocês imprimirem e pintarem.





Fique por dentro das novidades, não deixe de assinar nosso canal (formulário de assinatura aí embaixo), assim você será avisado sempre que houver atualizações aqui no blog e na lojinha.


Abraços e até a próxima... :)



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page