top of page

Bullet journal 2019 – Abril

Oi!!! Quanto tempo não é mesmo… muitas tarefas e não estou conseguindo vir aqui sempre, mas vou aproveitar um tempinho livre para colocar em prática várias ideias que tenho aqui para o blog.

Mas hoje trouxe meu  bujo de abril… tenho procurado conhecer aquilo que melhor me atende e a cada mês adaptar o método a minha rotina e necessidade, depois que comecei a ler o livro O método Bullet Journal do Ryder Carroll muitas coisas ficaram mais claras para mim. Nada como apreender os conceitos direto da fonte, não é mesmo.

Muitas das coisas que eu uso aqui não fazem parte do método original, mas sim da minha adaptação dele, e é isso que o torna tão extraordinário, ele é adaptável e flexível a rotina de cada um. Então devemos cada vez mais buscar refletir sobre nossa rotina e realidade e trazer essa reflexão ao nosso planejamento.

Bom, vamos então ao meu bujo desse mês. Os itens que fazem parte dele são: Capa, registro mensal, página de memórias e gratidão, sleep log, habit tracker, registro semanal. Vou colocar as fotos e falar brevemente sobre cada uma delas.

  1. Capa: todo mês eu coloco uma capa antes de iniciar o planejamento, essa parte pode ser dispensável para algumas pessoas, mas para mim é muito importante, pois significa um recomeço, um marco dentro do meu ano, uma nova chance de tentar novamente realizar algo que eu desejo ou mudar aquilo que não me traz nenhum crescimento ou conhecimento.

  1. Registro mensal: uso em forma de calendário e aqui coloco sempre minhas metas do mês, livros que quero comprar e que estou lendo, ideias para executar durante o mês e notas importantes.

No calendário eu anoto eventos que já estão previamente anotados no registro futuro (anual) lá no início do caderno, ou novos compromissos que vão surgindo ao longo do mês, mas ainda não tenho onde anotar. Tudo que é importante eu coloco aqui.

  1. Página de gratidão e página de memórias: para mim essas duas estão atreladas, caminham juntas e são uma parte muito importante. Basta colocar uma palavra ou uma frase curta que me faço lembrar de algo que marcou o meu mês e que me fez feliz e grata. Nem sempre as memórias são doces, mas fazem parte de quem eu sou e de quem me tornei, são importantes para meu crescimento.

IMG_20190326_070044605.jpg
  1. Sleep log: ainda estou aprimorando esse sistema de monitoramento do meu sono, antes eu só anotava quantas horas eu dormia, mas a quantidade apenas não é muito significativa, também é necessário a qualidade, então coloquei um color code para saber como está meu sono e quais os horários em que ele altera, percebi que a maioria das vezes que eu tenho insônia eu acordo entre 2h30 e 3h da manhã. Depois de analisar os meses pretendo verificar em qual época do mês isso ocorre e se tem relação com alguma coisa que aconteceu no meu dia.

  1. Habit Tracker: aqui nessa página eu coloco hábitos que eu quero cultivar e vejo se estou seguindo. Antes eu fazia listas enormes e colocava em páginas mensais, aí ficava frustada por ficarem incompletas, por não cumprir ou por não lembrar de marcar. Então passei a usar em meu spread semanal e reduzi a atividades importantes no momento para mim, usei dessa forma por um ano e assim adquiri o hábito de preenchê-la.

Em março voltei ao layout mensal e tenho lembrado de preencher diariamente, mas alguns hábitos continuam em branco, me lembrando que preciso ter mais força de vontade e disciplina para poder cumprir tudo aquilo que desejo fazer.

  1. Registro semanal: esse tópico é uma alteração e adaptação do método original, pois o que o criador do método propõe é um registro diário, onde o espaço não fique limitado e reduza seus registros. Eu optei pelo registro semanal porque sou muito ansiosa e o fato de não poder anotar todas as atividades que tenho para a semana aumentava essa ansiedade, além disso usei o registro diário por dois meses ano passado (janeiro e fevereiro) e percebi que minha rotina é bem parecida e que eu sempre usava um espaço igual todos os dias, então mantive esse espaço entre as datas e ficou tudo tranquilo para mim. Isso não quer dizer que esse espaço não possa aumentar ou que eu não vá usar o registro diário, por isso amo esse método, ele pode ser o que eu quiser no meu momento.

Esse é o método que eu uso para me planejar todos os meses…

E você, como se planeja? Deixa sua resposta aqui nos comentários ou envia e-mail. Quero conhecer sua rotina e suas ideias.

Ah! E, se quiser, se inscreve aqui, deixa seu e-mail que sempre que tiver post novo você será avisado. Abraços! 🙂

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page