top of page

Carnaval em Tiradentes

Depois de um período cheio de compromissos, fiquei sumida daqui por isso, voltei renovada. A maioria das pessoas volta do carnaval esgotada, mas como não gosto da folia aproveitei esses dias para descansar e aproveitar o período com pessoas queridas em Tiradentes, MG.

Quem já foi a Tiradentes vai entender do que estou falando, a cidade é linda e tem um clima de tranquilidade que transcende até mesmo o tumulto dessa época. Eu e meu marido chegamos da viagem e paramos para comprar algumas coisinhas para lanche, entramos no Café Bar Vó Emília, que fica no Pátio Libertas, logo na entrada da cidade e pedimos pó de café e o dono perguntou se não queríamos sentar e ele nos prepararia um cafezinho para experimentarmos, foi aí que percebemos que estávamos agitados. Sentamos e esperamos então o café, tentamos já mudar nossa vibe e aproveitar o tempo.

Aliás, parece que o tempo vai mais devagar ali, mesmo nos divertindo… mas não é esse ritmo mais agitado e olha que eu moro no interior do Rio e em minha cidade nosso ritmo não é frenético como na capital, não tem muito trânsito e engarrafamentos quilométricos como em outros lugares.

Chegando no Centro Histórico comece o passeio pelo Largo das Forras, a tradicional praça de Tiradentes e o ponto de encontro das suas principais ruas, dela você segue pela rua Padre Toledo e Direita (subindo) e desce pela Ministro Gabriel Passos. Nessas três ruas se concentram a maior parte dos pontos turísticos, lojas de artesanato e móveis rústicos (aqui são mais caras) e restaurantes. E para quem gosta tem passeios de charrete.

Para comprar móveis rústicos e artesanato vale a pena ir até Bichinho, um pequeno vilarejo vizinho, ali existem inúmeros ateliês de artistas onde se pode conseguir peças lindas e singulares com bons preços. E no caminho tem lojas de vários artesãos com preços mais em conta que no centro.

Para comprar queijos de qualidade e com sabor diferenciado vale a pena conferir a Ouro Canastra Q’jaria, além dos queijos também tem geleias artesanais e cafés.

Não pude deixar de experimentar a culinária daqui, então me permiti provar o tutu mineiro e o pastel de angu, deliciosos, valeu apena fugir da dieta. A comida com tempero caseiro é simplesmente deliciosa e geralmente os restaurantes tem também pequenas hortas ou produtores que fornecem ingredientes frescos, que fazem toda diferença no sabor dos pratos.

img_0147

Também fui conhecer um alambique a produção da bebida brasileira, tudo bem que esse que eu visitei é bem diferente da maioria, bem voltado para o turismo mesmo, tendo até visita guiada, tipo aquelas das vinícolas do sul, mas achei bem interessante todo o processo de produção e o cuidado com os detalhes.

O que eu mais curti nessa viagem? A companhia de meu marido, tios e primos e toda a paisagem da cidade, as ruas calçadas em pedra capistrana, que tornam impossível andar com pressa, tanto a pé como de carro, as cafeterias e queijarias, a comida típica de Minas e a tranquilidade dos dias.

Fiz uma pausa para curtir um capuccino delicioso…

img_5328

Ah! E um pôr-do-sol maravilhoso…

DSCN4032
DSCN4040
DSCN4053

Deixei o passeio de trem Maria Fumaça, que vai até São João Del Rei, para outro dia. Então fico devendo a foto quando fizer esse passeio. Também descobri depois que tem nos finais de semana um show de luzes na igreja matriz e um concerto de órgão, nos finais de semana a noite.

Bem, esse foi meu carnaval… e como foi o seu?  Espero que tenham gostado.

Sinta-se a vontade para deixar seu comentário. 🙂

2 visualizações0 comentário
bottom of page