Dea Nascimento

24 de jul de 20186 min

Meus livros do mês de Julho

Esse mês havia planejado ler alguns livros, mas quando os livros que comprei chegaram adiei meus planos mais para a frente e decidi que iria me dar ao luxo (acho que não é bem essa a palavra) de mudar meu planejamento de leitura. Alguns dos livros que chegaram eu já queria a muito tempo e outros foram fruto de indicações que recebi e foram uma grata surpresa. Então reuni todos os títulos aqui e trouxe um pouquinho da sinopse de cada um deles para você conhecer e decidir se quer ler algum deles ou até mesmo todos.

O primeiro título é a graphic novel Nimona (Noelle Stevenson) que foi o livro do mês no Infinistante, o Clube do livro criado pela Mel, Loma e Maki, e sobre ele vou tentar escrever uma resenha, ainda esse mês (se tudo der certo). Comprei a versão em E-Book pela Amazon, então não tenho muito o que falar sobre a versão impressa. Eu simplesmente amei a leitura, valeu a pena, pois me fez voltar um pouquinho no tempo em que eu amava histórias em quadrinhos e que me ajudaram a cultivar o hábito de leitura.

Sinopse: “A graphic novel protagonizada pela anti-heroína mais surpreendente, kick-ass e fora dos padrões que você vai conhecer. “Nimona” é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer “Nimona”, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.  Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.”

O segundo livro é o Pó de lua nas noites em claro (Clarice Freire) que descobri dando uma olhadinha em sites de livros e achei a sinopse superinteressante e quando o livro chegou simplesmente amei o conjunto. As folhas são em papel pólen soft 80g/m² que dá maior conforto na leitura e dá para fazer marcacoes e anotações sem vazar, a capa é de papel cartão 250g/m² então fica mais encorpada, as letras são de um bom tamanho e as gravuras lindas. As bordas são arredondadas e o tamanho é 130mm x 205mm, um pouquinho menor que o A5, o que faz com que dê para colocar na bolsa e levá-lo para ler por onde formos.

Sinopse: “Quando a noite fica mais escura e as ruas se calam, a maior parte das pessoas dorme e sonha. Algumas, porém, preferem o silêncio para sonhar acordadas. Clarice Freire, autora do best-seller “Pó de lua”, faz parte desse grupo. É nessa hora que costuma criar suas poesias e seus desenhos. Em seu segundo livro, “Pó de lua nas noites em claro”, ela vira a madrugada ao avesso em palavras e imagens, dedicando uma hora a cada capítulo, da meia-noite ao amanhecer. Além dos versos que conquistam o público desde 2013, quando foi criada a página Pó de lua no Facebook, Clarice alterna passagens em prosa e poesia, acompanhando sua personagem durante um longo e mágico passeio pela cidade quase deserta. Com um humor delicado e muita sensibilidade, a autora desvenda a angústia e a alegria daqueles que preferem a noite ao dia. Sua personagem insone se rende ao desejo de sair da cama e andar pelas ruas em busca de si mesma. Descobre que não está sozinha. Os sentimentos e as lembranças ganham vida, e ela esbarra em personagens como um homem que vaga por viadutos, um vigia noturno e até um misterioso carteiro que lhe entrega correspondências às três da manhã. Com lápis de cor e tinta nanquim, Clarice ilumina a escuridão e continua fiel à missão de Pó de lua: diminuir a gravidade das coisas.”

O próximo título é A bruxa não vai para a fogueira neste livro (Amanda Lovelace) que conheci pesquisando mais sobre a autora quando li A princesa salva a si mesmo nesse livro e que gostei muito. A impressão é em papel pólen soft 70g/m² e a tipografia é em tom vermelho, gostei da sensação que dá a leitura. É um livro rápido e fácil de ler, vale muito a pena.

Sinopse: “Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia,A princesa salva a si mesma neste livro, cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em A bruxa não vai para a fogueira neste livro, ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão. Dividido em quatro partes (“O julgamento”, “A queima”, “A tempestade de fogo” e “As cinzas”), A bruxa não vai para a fogueira neste  mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano – um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário. ‘É meu movimento #MeToo pessoal”, afirma a autora. “Na época em que comecei a compilar os poemas, celebridades como Ke$ha e Taylor Swift estavam falando sobre assédios que sofreram ou mesmo processando seus agressores. Elas me inspiraram a escrever sobre como a cultura do estupro moldou a minha vida e as das mulheres ao meu redor.’”

A parte que falta (Shell Silverstein) é um livro muito lindinho e que traz um tema bem complexo – a necessidade de se encaixar e se aceitar – de maneira bem leve e com lindas gravuras que ajudam as crianças a compreender o que estamos lendo. Dá para ler com os pequeninos e ajudá-los a compreender as diferenças e singularidades de todos. Esse eu ainda vou ler… apenas dei uma folheada. A encadernação é em capa dura, tamanho de 220mm x 185mm, as folhas são brancas e com boa gramatura.

Sinopse: Neste clássico da literatura infantil relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein. O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E Ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes.

O livro 13 reasons why (Jay Asher) eu vi primeiro a série e depois descobri que tinha o livro, então… como não conhecer a obra que originou a série, já que gostei muito de assistir. O livro traz um tema forte e que infelizmente é parte de uma triste realidade – o suicídio entre adolescentes que tem se tornado cada vez mais frequente. Ah! O livro está em inglês, são 285 páginas, mas dá para ler tranquilo se você conhece um pouco da língua. Eu comprei sem atenção e não sabia que era em inglês, mas tem em português também com o título Os 13 porquês, pela editora Ática.

sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Bem… era isso que eu tinha para falar hoje… espero que tenha gostado e se animado a ler algum dos livros. Qual livro você está lendo?

    50
    0